Requisitos de Software

Para executar o Syncros é necessário ter acesso à Internet;

NAVEGADORES:

Firefox (32bits) 43.0.X ou superior

Safari – Não Suportado

Internet Explorer – Não Suportado

Microsoft Edge – Não Homologado

Chrome (32 bits) 47.0.X ou superior
  • ATENÇÂO: A partir da versão V94 do Chrome, o Google introduziu um novo recurso de segurança do Chrome para bloquear qualquer solicitação a redes privadas de sites públicos inseguros. Mais detalhes podem ser encontrados em https://developer.chrome.com/blog/private-network-access-update

  • O componente Dynamic Web TWAIN utiliza um serviço local - chamado 'Dynamsoft Service' para suportar a digitalização de documentos em scanners físicos.

  • Portanto, sua página de varredura da web precisaria fazer solicitações para localhost ou 127.0.0.1 para se comunicar com o serviço local. No entanto, se o seu site estiver hospedado em HTTP, usando ou atualizando para o Chrome v94, a conexão do seu site público inseguro à rede privada (ou seja, localhost / 127.0.0.1) será bloqueada.

  • Acessando o Syncros através de HTTP público com Dynamic Web TWAIN SDK integrado via Chrome v94, você pode ser solicitado a baixar e instalar o Dynamsoft Service repetidamente. O mesmo problema também é visto no Microsoft Edge 94.0.992.31 - pois ele usa o mesmo Chromium versão 94 que o navegador Chrome mais recente.

  • RESOLUÇÃO - Atualize seu site público de HTTP para HTTPS
  • Conforme sugerido pelo Google, a solução definitiva é atualizar seu site de HTTP para HTTPS

  • SOLUÇÃO ALTERNATIVA
  • Etapa 1: visite chrome://flags/#block-insecure-private-network-requests
    Etapa 2: defina 'Bloquear solicitações não seguras de rede privada' como Desativado


Não disponível para as versões mobile.


OBSERVAÇÃO:

Para validação da licença e para disponibilizar partes do conteúdo do componente, tais como atualizações, o aplicativo terá que ter permissões de acesso nos seguintes endereços:

https:\\ cdn.estrelantares.com.br

e https:\\ svc.estrelantares.com.br

Caso não possua verificar com o seu suporte para liberação no firewall.



INTEGRAÇÃO PROTHEUS:

Após a digitalização, é possível fazer uma integração com o Protheus, para simples consultas através de campos chaves, ou a criação de registros no Protheus.

Um bom exemplo, seria a digitalização de documentos de colaboradores, com o número da matrícula no documento, que pode ser reconhecida através do OCR, o Syncros faz a integração com o Protheus para trazer informações para o formulário de indexação do documento.




Instalação

Com a finalidade de aumentar os recursos de nosso aplicativo, o Syncros utiliza  bibliotecas para digitalização e OCR do parceiro Dynamsoft, que fornece software de controle de versão de classe empresarial, kits de desenvolvimento de software TWAIN (SDK) e outros SDKs de geração de imagens de documentos, com inúmeras gerações para cada produto.

Conheça mais sobre nosso parceiro

No primeiro acesso ao Syncros, você devera fazer download dos componentes para digitalização e para o OCR. Primeiramente vamos instalar o componente para digitalização. Clique no botão “Baixar” e salve em uma pasta de fácil acesso.

Após o Download, execute o programa DynamsoftServiceSetup.MSI , salvo na pasta de seu computador

Clique em “Next” para avançar com a instalação.

Clique em “Next” para avançar com a instalação.

Clique em “Close” para concluir a instalação do componente de digitalização.

Vídeo de Instalação


• Atualize seu navegador para que as configurações tenham efeito.

 

Instalação do componente de OCR

No primeiro acesso ao Syncros, você também devera fazer a instalação do componente para OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) . Siga os passos abaixo para instalação.

Clique no botão “Instalar Módulo OCR Pro” para avançar com a instalação.

Aguarde até o componente concluir o download.

Após o download, a atualização será automatica e o Syncros estará pronto para utilização.

Vídeo de Instalação


Atenção

Caso os componentes da digitalização e OCR não estejam instalados, sera exibidos erros na console do navegador.

Toda estação precisa instalar o  componente da Dynamsoft para usar o Syncros. Quando a estação acessa pela primeira vez o aplicativo, na página da Web, foi criada uma implementação na inicialização em JavaScript que tentará estabelecer conexão com o Serviço Dynamsoft, que deve ser instalado localmente.

NOTA: a inicialização ocorre após o acionamento do evento DOMContentLoaded. A conexão será tentada duas vezes para cada uma das três portas predefinidas.

Dependendo de o protocolo ser HTTP ou HTTPS, as portas são 18625, 18993, 18627 ou 18626, 18994, 18628.

Se a conexão falhar, significa que o serviço não está instalado e o seguinte prompt será exibido e solicitará
ao usuário final que faça o download e instale o serviço.




Configurações

Acesse o Syncros e em seguida edite a página pelo TOTVS Fluig para as configurações do app.

Aba Configurações

  • Caso ainda não possua um Client ID, necessário para o funcionamento do Syncros, preencha os campos CNPJ e Razão Social e clique em “Recuperar Client ID”.
  • Seu Client ID será retornado automaticamente, de acordo com as informações dos campos CNPJ e Razão Social.
  • Na aba configurações, no campo “Selecionar a base para o formulário de documentos customizados”, informar uma pasta, onde serão salvos os formulários de indexação, em seguida, clique no botão “Criar/Atualizar Formulário”.Se for uma atualização, o Syncros atualizará o formulário para a nova versão.

Observações:

  • Todos os usuários ou grupos, precisarão ter permissões para salvos os documentos e registros dos formulários nas pastas.
  • Publique a página do TOTVS Fluig para salvar as configurações referente ao Client ID.

 

Aba Suporte

  • Use os botões para os testes de conexão, licença e de criação de formulários.  Caso ocorra algum erro, entre em contato com o administrador de rede para liberação das portas de acesso.



Digitalizar

Acesse o Syncros e em seguida edite a página pelo TOTVS Fluig para as configurações do app.:

2. Aba “Configuração”

Configuração do documento

    • Tipo de Documento
  1. Selecione o tipo de documento genérico, se for usar somente a digitalização sem o OCR.
  2. Caso o documento nao seja genérico, o Syncros ira digitalizar com OCR e preencher automaticamente o formulário para cada tipo de documento padrão.
  • Origem
  1. Selecione qual será o dispositivo (scanner) será usado para digitalização.
  2. Outros dispositivos conectados em seu computador podem aparecer na lista de origem, como smartphones e tablets  mas o app não da suporte para esses tipos de dispositivos.
  • Resolução
  1. Medido em DPI´s, essa opção tem influência na qualidade da imagem, leitura do  OCR e no tamanho do arquivo. Recomenda-se trabalhar entre 200 e 300 DPI.
  • Frente / Verso
  1. Para leitura duplex (ambos os lados) na página.
  • Multi Páginas
  1. Todos os arquivos digitalizados serão salvos em único documento multi-páginas.
  • Extração Automática
  1. Marque essa opção para utilizar o OCR automático no momento da digitalização.



Extração / Leitura

Abrir um arquivo local

Digitalizar documentos através de Scanner ou Multifuncional

Leitura OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e preenchimento automático de formulários

Salvar documento e formulário

Salvar todos documentos e formulários

Salvar o documento em uma pasta local ou de rede. Nesta opção, os formulários e documentos não serão salvos no TOTVS Fluig !

Limpar imagens e formulários



BOTÕES PARA TRATAMENTO DA IMAGEM




Indexação de documentos

Painel Valide a digitalização

Navegue pelo painel “Nome do Documento” para visualizar a imagem e ter acesso ao formulário de indexação do documento.

No painel de visualização do formulário, será possível fazer a indexação dos campos manualmente ou extraídos através do OCR.




Requisitos de Hardware

Os requisitos mínimos para um bom funcionamento do aplicativo são:

• Windows 7 / 8 / 2008 / 2012 / 2016 e 10; plataformas  32-bits e 64-bits.

• Linux Ubuntu 12.0.4+, Debian 8+, Fedora 24+, mint 18.3; 64-bits.

• 2 gigabytes (GB) de memória RAM.

• Processador Pentium 4 ou superior com pelo menos 1 gigahertz (GHz) .

• 20 gigabytes (GB) de espaço em disco rígido (HD).




Compatibilidade de Scanners

Para oferecer suporte à mais ampla variedade de scanners, o Syncros foi desenvolvido estritamente pelo padrão TWAIN.

Como encontrar um scanner compatível

A especificação TWAIN é um padrão de mais de 25 anos amplamente aceito pelos fornecedores de scanner. Portanto, é muito fácil encontrar um scanner compatível para seus clientes Windows, porque quase todos os modelos de todas as marcas de scanners do mercado atualmente oferecem suporte ao TWAIN. Se você deseja verificar se um driver de scanner é compatível com TWAIN, consulte

http://resource.twain.org/twain-certified-drivers/




Criação de Tipos de Documentos

Aba Tipos de documentos
Manutenção dos tipos de documentos (Criação / Edição e Exclusão).



Adicionando Tipos de Documentos

PASSO 1 - INFORMAÇÕES BÁSICAS


  • Qual nome você quer dar ao seu documento?
    • Informe o nome do Tipo de Documento a ser criado
  • Utilizar título como descritor do documento? 
    • Caso queira que o nome do tipo de documento, faça parte do nome do arquivo.
  • Este documento será um...
    • Formulário: Criação de um formulário, que será usado para indexação do tipo de documento.
    • Processo BPM: Abre uma solicitação, processo BPM, salvando informações no formulário do processo.
  • Por acaso este documento irá...
    • Ler código de barras: Busca na página, um código de barras, e converte os valores para o formulári,o de acordo com as parametrizações dos campos Campo De e Campo Até.
    • Utilizar Coordenadas: Extrai informações através do OCR, de acordo com as coordenadas informadas
      Superior Esquerdo XSuperior Esquerdo YInferior Direito X e Inferior Direito Y.
  • Este Documento ficará ativo?
    • (Ativar ou Desativar) o tipo de documento.


PASSO 2 - CONFIGURANDO CAMPOS


  • Selecione o campo que deseja ALTERAR ou EXCLUIR.
  • Clique no botão “Adicionar” para incluir novos campos.
  • Clique no botão “Salvar Novo Documento” para salvar o tipo de documento.


Adicionando Novos Campos


  • Qual nome você quer dar à este campo?
    • Informe o nome do campo.
  • Qual é o valor padrão?
    • Informe um valor padrão, esse campo pode ser usado na criação de pastas automaticamente, por exemplo.
    • Formatação do campo por exemplo
      • Data 99/99/9999
      • CPF 999.999.999-99
    • Pode ser usado Expressões Regulares (REGEX), alertando o usuário em caso de inconsistência.
    • Ex: CPF [0-9]{3}[.][0-9]{3}[.][0-9]{3}-[0-9]{2}
    • Consulte mais clicando aqui
  • Este campo será descritor?
    • Marque essa opção, para o conteúdo do campo, fazer parte do nome do arquivo.
  • Este campo terá Indexação?
    • Com essa opção marcada, o aplicativo ira procurar o valor do campo na pasta informada.
      Caso não exista, a pasta será criada com o nome do campo, antes de salvar o documento.
  • Preencha com as posições do código de barras
    • Informe a posição inicial do código de barras
    • Informe a posição final do código de barras


  • Extração através de coordenadas


  • Digitalize, ou abra um arquivo, para selecionar a área desejada.
  • Informe as posições: Superior Esquerdo XSuperior Esquerdo YInferior Direito X e Inferior Direito Y.
  • *** Utilize o mouse ou preencha manualmente.

Após informar os dados dos campos, clique no botão Adicionar.



PASSO 3 - INFORMAÇÕES AVANÇADAS


  • Informe a URL completa para o arquivo de extração de informações
    • Esse campo é usado para documentos customizados ou integrações.
  • Caso necessite de alguma configuração extra, verifique as opções abaixo
    • Frente e Verso: Para digitalização da páginas em ambos os lados.
    • Multi Páginas: Com essa opção marcada, o sistema irá gerar um unico PDF.
    • Extração Automática: Ao término da digitalização, a extração OCR ocorre de forma automática
    • Extrair Arquivo Pdf/a: Deixa o arquivo com conteúdo pesquisável
    • Permite duplicidade: Com essa opção marcada, o sistema não checa duplicidade.


Quando terminar de criar os campos do formulário, clique no botão Salvar Tipo de Documento.

Exemplo de Criação de campos

  • Os campos do tipo de documento servem para indexação do documento. Crie quantos quiser para localizar o documento no GED.
  • No exemplo abaixo, criamos um tipo de documento com 4 campos "Indexadores", Nome, RA, Data e CPF. Após salvar o documento, a pesquisa do documento pode ser feita através de qualquer um dos campos criados.



  • Exemplo de Criação de Tipo de Documento com Código de Barras
  • No exemplo abaixo, vamos remover uma data que esta no codigo de barras da posição 4 a 11.


  • Exemplo de Criação de Tipo de Documento com processo BPM

  • No exemplo, criamos um processo simples BPM e em seguida o tipo de documento referenciando esse processo.
  • Ao salvar o documento na digitalização, uma nova solicitação será criada automaticamente.

  • Dashboard



    • Indicadores de digitalizações, por tipo de documento ou usuário. Selecione a opção abaixo e clique no botão ”Consultar”.
      • Período: Informe o intervalo para pesquisa.
      • Produto: OCR ou código de barras.
      • Usuário: Selecione o usuário para consulta.
      • Tipo de Documento: Selecione o tipo de documento para consulta.

    • Exporte os dados em CSV através do botão Exportar.

    Exemplo de criação de Tipo de Documento